segunda-feira, 13 de abril de 2015

Juventude, escola e trabalho: sentidos da experiência escolar e razões da permanência ou da desistência na educação profissional de nível médio

A pesquisa “Juventude, Escola e Trabalho: sentidos e significados atribuídos à experiência escolar por jovens que buscam a educação profissional técnica de nível médio”foi desenvolvida pelo grupo de pesquisa do Observatório do Ensino Médio da UFPR.


A análise parte de identificação de um quadro severo de abandono da escola, especialmente na última etapa da educação básica. Essa constatação levou a alguns questionamentos que compõem a problemática do campo analisado: Por que os jovens vêem abandonando a escola? Que respostas podemos encontrar para as questões suscitadas por esse quadro de abandono, e, ainda, o que os levaria a permanecer?  Que sentidos e significados os jovens estão atribuindo à escola de modo geral, e à educação profissional técnica de nível médio, em particular, e que se constituem em fatores que podem levá-los a abandonar ou a permanecer na escola? Estaria havendo uma perda de sentido da escola para a juventude, ou seria mais adequado nos referirmos a um deslocamento de significado do processo de escolarização, em direção a questões postas pelo universo juvenil na atualidade?


Acesse parte dos resultados da pesquisa no link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário